top of page

BLOG

Visão de Medicina Tradicional Chinesa e Feng Shui: Terceiro Pilar (parte III)

Esta é uma continuação dos artigos sobre a visão de como a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é aplicada para manter a sua saúde. Para atingir esse objetivo, a MTC é construída nos oito pilares: Meditação, Movimento Corporal, Dietoterapia, Feng Shui – saúde ambiental, Fitoterapia, Moxabustão/Ventosa, Acupuntura, e Massoterapia. Estes são divididos em dois grupos: grupo um é Meditação, Movimento do Corpo, Terapia Dietética, Feng Shui o que o indivíduo pode fazer em termos de "autocuidado". O segundo grupo tem o mesmo objetivo de manter um estilo de vida equilibrado e saudável, mas precisa ser aplicado por um profissional. Este artigo é sobre o Feng Shui, que faz parte do primeiro nível.

O Feng Shui, em termos gerais, é a observação e otimização do uso de Qi (energia) em seu ambiente, com o fim de lhe dar resultados positivos máximos em sua vida diária e manter seu Qi pessoal equilibrado - espiritualmente, fisicamente e mentalmente. Muitos de nós queremos estar em sintonia com nossos arredores. Na verdade, muitas pessoas têm suas próprias idéias sobre o que os faz sentir bem ou confortável em um ambiente. A Internet está cheia de bons e maus conselhos do Feng Shui, então você precisa ter cuidado com a sua escolha. Em seus estágios iniciais mais simples, o Feng Shui usa oito direções: Norte, Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Sudeste, Sudoeste de um prédio. Cada direção está ligada a um trigrama da família de oito trigramas. Um trigrama é um conjunto de três linhas, cada uma representando as energias yin e yang, ou seja, energia passiva (receptiva) ou ativa.

Em seguida, você precisa descobrir suas direções "boas" e "ruins" com base no momento do nascimento (ano, mês, dia, hora) e a energia do edifício/ambiente também com base no ano em que foi construído (e possivelmente o mês). Em seguida, é feita uma análise da relação entre seus trigramas e os trigramas do meio ambiente para determinar as melhores áreas para suas atividades diárias, como trabalhar, dormir, relaxar e interagir com os outros.


Os chineses trabalharam com o Feng Shui por mais de 3000 anos e, no início, estavam mais conectados com a natureza, como por exemplo, montanhas e rios. Mesmo assim, o tópico era e é complexo - as direções podem ser divididas em 24 fatias de um círculo de 360° (15 ° para cada direção) ou até mais de 360 fatias ​​(menos de um grau), com cada direção ou grau representado por trigramas e hexagramas (seis linhas empilhadas uma em topo do outro) usado num analise do espaço.


Existem muitas técnicas que entram no análise e relacionamento do Qi num ambiente e podem incluir os efeitos do tempo, espaço, clima e movimento. Hoje, claro, existem algumas diferenças. Por exemplo, as formações naturais ainda são usadas sempre que possível, mas nas cidades, as ruas ocupam o lugar dos rios e os arranha-céus são nossas montanhas.


O Feng Shui também é usado com outras artes metafísicas chinesas, como BaZi (Cosmologia - algo semelhante à astrologia) que é um estudo aprofundado da energia de um indivíduo. De fato, muitos consultores usam ambos (Feng Shui e BaZi) para mapear uma casa ou empresa. Um bom profissional do Feng Shui sabe como fazer ajustes dentro dos ambientes para maximizar suas oportunidades e opções do indivíduo. O Feng Shui também pode ser usado com a Seleção de Data, ou seja, encontrar datas com a energia certa para realizar atividades específicas, como, por exemplo, mudar casa e assinar contratos.



Tudo se resume a isso: a maioria de nós quer ser mais rico, ter melhores empregos, encontrar essa pessoa certa ou mesmo ter uma melhor compreensão de nós mesmos. Feng Shui é apenas uma das artes chinesas para nos ajudar com nossos objetivos e desejos. Porém, lembre-se, não existe o mapa perfeito onde você só terá energia positiva num ambiente. Em outras palavras, o yin e o yang de energia não nos deixam esquecer que precisamos do movimento dos dois para viver uma vida equilibrada. E realmente, a vida é isso, Equilíbro.

Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags
bottom of page