top of page

BLOG

2018 O Ano do Cachorro de Terra: Cosmologia (não Astrologia) Chinesa




Diferente de Astrologia ocidental que se baseia no movimento de planetas e astrelas, a Cosmologia Chinesa se baseia nos conceitos taoistas do Tai JI, ou seja o Qi (a energia) essencial apresentado como Yin e Yang, no seu contínuo ciclo de mutação e renovação. Outro conceito importante para entender a Cosmologia Chinesa são os 3 poderes, Céu Homem e Terra. No Dao De JIng, Lao Tze comenta:

O Homem segue as leis da Terra;

A Terra segue as leis do Céu;

O Céu segue as leis de Tao;

Tao segue as leis de sua natureza intrínseca

Assim, conhecer as energias que se renovam para o próximo ano nos ajuda a guiar nossos passos harmonicamente na Terra, seguindo as suas leis.


A cada ano, novas energias se tornam regentes, tornando suas características mais influentes em nossas vidas. Essas energias foram divididas em Troncos Celestes e Ramos Terrestres.


Os Troncos Celestes são 10 energias representados pelos 5 elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água) em suas polaridades de Yin e Yang. Os Ramos Terrestres são uma combinação dessas energias em seu ciclo de crescimento e declínio em suas 12 fases. Porém para melhor compreensão, essas energias foram “apelidadas” com um animal que representasse a atuação dessas energias.


Nesse ano de 2018, que para o calendário chinês começa dia 3 de fevereiro, às 18.39h, teremos a regência do Cachorro de Terra. Além do elemento Terra do Tronco Celeste, o Cachorro também tem como predominância o elemento Terra. Assim, as características da Terra, especialmente da Terra Yang estarão em evidência.


São simbolismos desse elemento: a segurança, a estabilidade, as bases (sólidas), a confiabilidade, a sabedoria, os acúmulos consistentes, os monges, sábios e guardiões, o repouso, a autoridade mas também a teimosia, o isolamento, os impedimentos, os bloqueios e as finalizações.


Quanto ao Cachorro, acompanham o elemento Terra, os elementos Metal e Fogo em suas polaridades Yin. Tanto um como outro tem relações harmônicas com o elemento Terra, o que tornará o ano fluido. O Cachorro tem por si, o simbolismo do guardião, capaz de autosacrifício em prol do bem comum, capaz de apreciar a beleza interior e manter a alegria interna mesmo em momentos de dificuldade, lealdade e fidelidade.



O que esperar do Ano do Cachorro de Terra?


Haverá uma grande busca por estabilidade. Essa busca pode trazer um aumento nos movimentos sociais conservadores. Como uma energia que traz características de muita racionalidade, a Terra trará uma tendência ao idealismo, os dogmas podem ser defendidos de forma agressiva, e algumas pessoas podem se fechar em seus círculos de confiança, evitando o diálogo e discussão de pontos bases de suas crenças, levando ao isolamento e solidão.


No entanto, como uma das mais humanistas das energias da astrologia chinesa, o Cachorro realçará a importância dos valores universais e da solidariedade, lealdade e fraternidade. Para vencer as dificuldades e limitações será necessário trabalhar em grupo. O ano favorece o encontro entre amigos e companheiros que compartilham o mesmo ideal, compartilhar idéias e procurar apoio nesse meio.


Esse ano também pede atenção à família, laços cortados e pequenos desentendimentos podem ser trabalhados com a estabilidade emocional que esse ano proporciona. A família para a antiga china não era somente unida pelo sangue, mas sim qualquer grupo de pessoas engajadas na mesma atividade vital. Assim o sentido de comunidade se tornará mais forte e o engajamento nas diversas pequenas comunidades que vivemos (colegas de trabalho, associação de bairro, condominio, clube, entre outros) será benéfico.


Ao mesmo tempo é necessário tomar cuidado com quem se associa pois os bloqueios e impedimentos também podem vir desses círculos. A chave é se associar com pessoas idôneas, confiáveis e que compartilhem a mesma base de valores.


Como um ano que enfatiza as nossas bases, a ética, a moral, os valores, a educação e a saúde e são questões fundamentais que devem ser revistas e melhoradas para que possam ser bases sólidas para nossa existência.


As ciências humanas estarão em destaque; os cursos, seminarios, e palestras serão populares; os espaços públicos podem se tornar lugar para discussões filosóficas e intercâmbios de idéias. Podem haver mudanças significativas em relação aos programas educacionais, escolas e universidades, agregando e englobando a comunidade. O surgimento de novos autores e filósofos, tanto quanto a reedição de textos esquecidos por grandes escritores e poetas clássicos, devem despertar e alimentar essa consciência coletiva.


Será um bom ano para mudanças no estilo de vida, parar de fumar, finalmente fazer exercícios, mudar de residência, começar negócios, trocar de emprego. No entanto, essas mudanças devem ser feitas sobre princípios sólidos; devem ser bem planejadas e executadas em pequenos passos a cada dia. Por isso, necessitarão da perseverança. É um bom momento para organizar a vida pessoal e profissional com confiança e eficiência.


Será um ano com boas oportunidades de trabalho, porém a remuneração e o reconhecimento podem ser baixos. Nos negócios, transparência e confiabilidade farão prosperar. As pessoas estão buscando por referências e indicações; não estarão propensas a acreditar somente em propaganda ou em imagem. A competência individual pode encontrar resistência e o ceticismo.


Quanto aos investimentos, é um ano propício a reestruturação e consolidação de preferência investimentos de baixo risco. O mercado imobiliário tende a manter-se ativo, é um momento bom para comprar mas não para vender. Um ano para sanar as dívidas, sanear o orçamento e não fazer despesas desnecessárias.


O sucesso nos relacionamentos dependenderá da capacidade de compartilhar suas experiências, seu ideais e suas emoções, evitando o isolamento. Bom ano para encontrar parcerias duradouras.


O Ano também remete às finalizações assim é preciso avaliar o que já não tem futuro e deixar esses projetos na história, sem apegar-se por teimosia.

Enfim, esse será um ano para manter “os pés no chão”, dar passos cuidadosos e bem planejados, aprender a gerenciar a energia disponível para os projetos pessoais será vital. Um ano para treinar a paciència, a serenidade, a aceitação, a resiliência e a constância. Use a criatividade para encontrar soluções para os bloqueios. Sempre que se deparar com dificuldades, não as enfrente, contorne-as.

Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags
bottom of page