BLOG

Feng Shui e Melhores Caminhos Parte III

Qi - Qualidade e Movimento – 18 de Setembro de 2016

Forma - Efeito REAL VISÍVIL, O Concreto - 31 de Outubro de 2016

→ Energia - Percepção e Cognição - Efeito fluxo

Mesmo que uma pessoa não entende Feng Shui e Qi, ela responde aos efeitos da energia ao seu redor. Por exemplo, um menino de 7 anos gosta de dormir num beliche, mas depois de virar adulto, ele não consegui ou não ter o mesmo entusiasmo dormir num lugar com uma cama acima dele ou o teto tão perto. Ou a saúde de uma pessoa muda quando trabalha num escritório quadrado, no porão, sem janelas, com uma mesa quadrada, um gabinete quadrado, tudo a cor de beije e a iluminação meio amarelado comparado com um escritório no quarto andar com uma janela, uma mesa oval, um estante redondo com umas plantas. Pela visão de Feng Shui, essas situações demostram uns efeitos óbvios do Qi num ambiente e nas pessoas.


O efeito do Qi num ambiente não é sempre tão obvio. A energia está presente em tudo lugar e passa por ciclos transformações continuamente com um efeito em nossos ambientes. Esse fluxo afeita as pessoas como uma energia que vem de nosso redor, é internalizada por elas e depois elas expressam essa energia em parte como uma interação com o ambiente.


Feng Shui, como outras artes de metafísica chinesa, ajuda a gente entender Qi em termos de ambiente e usá-la a nosso favor. Para alcançar esse meta, deveríamos ficar mais ciente sobre nossas atitudes nos ambientes.



PERCEPÇÃO E COGNIÇÃO

Tem pessoas que dizem que não sentem bem num lugar, ou que um lugar não combina com que precisa para estudar, relaxar, ou trabalhar; simplesmente aquele ambiente não é adequado naquele momento. Agora o foco muda de observar as formas de nosso redor para “ler” o fluxo de energia em termos de percepção e cognição.


Percepção - A percepção é o que você vê na periferia da sua visão e a sua mente, ou talvez, de forma superficial.


Cognição - A cognição é quando você reconhece que tem algo através da percepção; aquele algo muda da periferia da sua visão para a parte ciente o que você senti sobre o seu redor. Precisa olhar o fluxo da energia. O foco é cognitivo (não percepção apenas).


Uma compreensão de seus sentimentos em ambientes diferentes, é um treino de ficar presente - um ato difícil num mundo que quer apenas respostas simples e rápidas. Não demora muito para uma lista de bom e ruim Feng Shui vira regras sem base.

Lista de Feng Shui ruim pode incluir:

Não vive num cruzamento de ruas que formam “T”, ou “Y”

Não vive numa casa numa rua sem saída

Não vive numa casa rodeada de outras mais altas

Não deve ter um poste elétrico próxima a casa

Não deve ter escadas para o segundo andar na entrada da casa

Não vive numa casa com forma de “L” ou “U”

Não dormi em baixo de uma janela no quarto


A lista é verdadeiramente grande, e se pode adicionar mais regras com tempo e com as mudanças de estilos de ambientes, culturas, do mundo. Porém, todas são raizadas no entendimento de Qi.


Vamos usar as famosas e problemáticas flechas venenosas para entender Qi, o fluxo e percepção e cognição. Flecha Venenosa é uma formação de quina, seja no interior de uma casa ou fora. A energia de uma flecha venenosa é a combinação de sha qi (energia em excesso) com cheng qi (movimento num ponto focal.


A pressão que vem da forma dessas flechas atinge e afeta as energias nos outros prédios vizinhos, casas, ou se for dentro de uma estrutura, nas pessoas no ângulo que a quina está pontado. A energia é o fluxo que pode variar em termos de intensidade.


Mais uma coisa: não é qualquer quina ou quebradinha que defini uma flecha venenosa, é o tipo de ameaça que nos causa. Por exemplo, a flecha pode ter um efeito de um BLOQUEIO, a falta de concentração, ou SENSAÇÃO de insegurança, ou desequilíbrio que traz brigas ou afeitar a saúde.


Em algumas situações dar para corrigir esses problemas: mudar salas, coloca um divisório ou bloquear a flecha interna com uma planta no interior ou no exterior, planta arvores ou arbustos, construir um muro.















É bem mais vantajoso aprender como Feng Shui funciona em vez de decora listas compridas de regras. Desta forma, a pessoa fica mais ciente das energias ao seu redor e como usá-las. Essa atitude de estar presente nos ambientes, com as pessoas, no final, ensina muito mais sobre nós mesmos.

#FengShui #Percepção #Cognição #FlechaVenenosa

Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags