top of page

BLOG

A União - Bi - 02 (Fu Xi) / 08 (Rei Wen)


O hexagrama mostra a água sobre a terra. A princípio pelos 5 elementos essa seria uma relação tensa de controle. No entanto pela natureza yin da terra e yang da água essa relação é benéfica para os dois lados. A terra guia a água em seu caminho e a água beneficia a terra que se torna fértil. Assim, por onde passam os dois juntos geram benefícios a todos os seres ao seu redor, no entanto a água permanece em seu grande objetivo: encontrar o mar.

A união nos remete ao processo de agregação em prol de um grande objetivo, de um fim comum. A quinta linha representa o líder que carrega em si os princípios que unem a todos a sua volta cabe a ele agregar as habilidades dos demais, e lembrá-los sempre dos motivos da união de todos, motivando-os e direcionando seus esforços. No entanto cada um dos colaboradores precisa fazer seu esse grande objetivo. Lembrar-se do porque estão nessa empreitada, quais os seus objetivos em relação a ela.

Esse hexagrama também nos lembra que apesar da empreitada ter um objetivo determinado, as relações entre os interessados não precisa ser fria, muito pelo contrário, ao criar laços de amizade e companheirismo a sinergia para a obtenção da meta pode ficar muito mais dinâmica.








Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags
bottom of page