top of page

BLOG

Plantas e Feng Shui

Plantas no Feng Shui representam o elemento de madeira, o único elemento vivo. É muito comum ver plantas que são colocadas como guardas na porta de casas ou pequenos jardins de flores ou arbustos na frente dos prédios.

Ouvimos falar das plantas de sorte como o bambu de sorte, as plantas que atraem dinheiro como a folha-da-fortuna, e plantas como a espada-de-são-jorge contra o olho gordo. É interessante entender o que é Feng Shui e o que vai além de Feng Shui. Também é bom saber como a ciência ajuda em termos de informação na escolha de uma planta útil no Feng Shui.

Feng Shui Externo

No básico de entendimento de Feng Shui, sabemos que fora da casa a localização das plantas no leste, região de Zhen, madeira yang, o “3” do Lo Shu deixam elas mais saudáveis; tanto quanto no sudeste, região Xun, madeira yin, “4”; e no Norte, região de Kan agua, “1”. Claro, devemos levar em consideração que tipo de qi (energia) atinge o espaço.







As plantas também podem estimular as energias da região sul, fogo, Li “9” ou controlar as energias nas regiões sudoeste, Kun, terra yin, “2” e no nordeste, Gen, terra yang “8”. Devemos evitar plantas nas regiões oeste, Dui, metal yin, “7” e no noroeste, Qian, metal yang, “6”.



Feng Shui Interno

É dentro da casa onde o jogo de Feng Shui complica um pouquinho. Vamos usar Xuan Kong Fei Xing, ou seja, estrelas voadoras de Feng Shui, como base. Depois de voar as estrelas numa estrutura (casa, apartamento, loja, etc.), identificamos as duas estrelas, uma da montanha e a outra d’água para cada uma das oito sessões e centro da estrutura. Em seguida, determinamos qual estrela domina cada sessão. Observa-se que não estamos falando de direções diretamente. Por exemplo, uma sala no leste poderia ter uma estrela d’agua de 7 que domina. Por isso não devemos colocar uma planta nessa área.

Também, precisamos lembrar que apesar do fato de que o “3” e “4” representarem madeira, neste período 8, os lados mais negativos do 3 e 4 são prevalentes. Para o 3, estamos falando de problemas com roubo, processos legais, problemas respiratórios. O 4 pode trazer problemas nos relacionamentos, tipo casos extra-conjugais ou rompimento com familiares. Então não seria aconselhável colocar plantas nas áreas de 3 e 4.


Porém, como o próximo período 9 está perto, plantas podem sustentar as áreas onde 9 domina. O 9 pode trazer sucesso, celebração, inteligência e carisma. E em alguns casos, plantas podem ajudar controlar áreas de terra, mas apenas depois de uma boa análise da área.

A Ciência

Adicionalmente às informações de Feng Shui, há relatórios e resultados de pesquisas formais que mostram como plantas ajudam a diminuir rancor, estresse e dor. Também, plantas dentro de casa podem remover poluentes do ar e assim deixá-lo mais limpo. Como parte de seus processos normais, plantas absorvem o ar através de suas folhas. As próprias plantas quebram alguns poluentes durante seus processos fisiológicos, mas os micróbios que vivem no solo ao redor das raízes das plantas fazem grande parte do trabalho. (Veja os resultados da pesquisa - para maiores informações:

http://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/19930073077.pdf)


Plantas comumente citadas como purificantes do ar são:

Palmeira-areca Árvore-da-borracha Dracaena listrada

(Chrysalidocarpus lutescens) (Ficus robusta) (Dracaena deremensis)

Hedera Helix Árvore-guarda-chuva Palmeira-bambu

(Brassaia actinophylla) (Chamaedorea Seifrizii)

Samambaia americana Espada-de-são-jorge Lirio da paz

(Nephrolepis exaltata) (Sansevieria trifasciata) (Spathiphyllum)

Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags
bottom of page