top of page

BLOG

Dicas para Avaliar Sua Casa Segundo o Feng Shui


O ambiente em que vivemos, moramos, descansamos pode influenciar em muito nossa qualidade de vida. Ao analisar os diferentes fatores que podem afetar nosso bem estar em um ambiente os antigos mestres chineses desenvolveram o Feng Shui.

O Feng Shui é a arte da harmonização dessas energias, com o entorno e com as pessoas que irão morar nele. Ele deriva dos mesmos conceitos de yin e yang e 5 elementos que as demais técnicas de que falamos no blog. No entanto, os princípios básicos do Feng Shui podem ser avaliados facilmente, sem a necessidade de recorrer a cálculos complexos.

Dois dos fatores mais importantes para o Feng Shui estão no seu próprio nome, em chinês Feng Shui significa vento e água. Numa residência é importante avaliar de onde vêm a energia (vento e água).

O sol é nossa grande fonte de energia. Observe em sua residência como está a iluminação da sua residência, Ela recebe sol direto? Tem sol pela manhã ou pela tarde? Tem algo, como um prédio ou outras casas, que bloqueie a visão a partir da fachada principal? O ideal é que a casa receba algum sol e tenha uma bela vista, ampla e bonita.

E como é a ventilação da casa? Ela recebe vento o suficiente para que a circulação de ar aconteça suavemente? Há áreas da casa, especialmente as áreas molhadas, banheiros, cozinhas, área de serviço, sem ventilação ou sem janelas/iluminação natural? Essas áreas apresentam estagnação - que podemos ver na forma de mofo, ou ar superaquecido? Ou a ventilação é muito intensa causando esgotamento, frio?

Como é o acesso e o entorno da residência, está em uma rua movimentada, ou numa rua sem saída, tem alguma rua que termina logo em frente ao edifício? e como são as construções ao redor da sua residência, tem o mesmo padrão de altura? ou o edifício parece espremido? ou se sobrepondo aos demais? Há algum ponto de referência que interfira no cotidiano dos moradores por perto, como delegacias, bombeiros, igrejas, escolas, parques, piscinas, rios e outros reservatórios de água, postes de energia? Como é a porta de entrada da casa/prédio/apartamento?

Além disso, vale a pena verificar rachaduras e possíveis vazamentos de água e também a história dos moradores anteriores da residência.

Todos esses aspectos (e muitos mais) são importantes na avaliação de um imóvel, especialmente se você está pensando em comprar ou se mudar, é nessa hora que podemos escolher a qualidade do local onde vamos morar por algum tempo. É importante fazer essa análise antes mesmo de analisar o interior, a decoração e usos das áreas internas. Se o Feng Shui externo não for favorável a qualidade da energia que entra em sua residência deverá ser muito bem trabalhada através de técnicas muito precisas para que se torne favorável.

Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags
bottom of page