top of page

BLOG

Amor, Dinheiro e Sorte - A minha vida é abençoada?

É muito comum que quando começamos estudar Zi Ping Ba Zi queremos saber se teremos muito amor, dinheiro e/ou sorte na vida, mas muitas vezes, o que achamos na estrutura do mapa não é tanto quanto a esperada; ao contrário, o que fica mais fácil a ver na estrutura são aquelas combinações que se chamam de conflitos e lesões. O que seriam essas barreiras no caminho da felicidade? As descrições incluem perda de riqueza, brigas com cônjuge e familiares, o começo de um vício, ou seja, momentos de sofrimento, aparentemente sem nenhum tipo de controle. O primeiro conselho é: lembre que a vida em geral tem complicações, mas também tem muitos sucessos. O segundo conselho é: que o Zi Ping Ba Zi é uma ferramenta que ajuda a gente a se preparar para enfrentar esses momentos desafiadores.

Então vamos focar no entendimento dos conflitos. Falo aqui sobre o relacionamento entre os ramos, ou seja, os animais em cada pilar da sua estrutura. Os conflitos são os mais fáceis para entender, e esses podem acontecer na estrutura do seu mapa ou entre o seu mapa e os pilares mencionados acima. Podemos analisar mais detalhadamente os meses, dias e até as horas, porém a percepção dos efeitos desses conflitos se torna mais complexo.

O que são conflitos

Na roda da bússola, o animal 180° do outro lado, ou seja, oposto, um do outro representa conflito. Porém o conflito não acontece por causa do “animal”; existe por o que cada animal representa. Cada animal é composto de 1, 2 ou 3 elementos . Os elementos – Agua, Madeira, Fogo, Terra, Metal - numa ordem de relacionamento:

Agua cresce Madeira, que alimenta Fogo, que alimenta Terra, que permite Metal formar e alimentar Água. Também cada elemento tem um Yang e Yin de ‘polaridade’ que cria um total de dez possibilidades.

Os conflitos acontecem quando água e fogo ou metal e madeira se encontram.

Veja os dois exemplos a seguir:

Exemplo 1: Ramo (Animal) com apenas um elemento

Um conflito entre o coelho e o galo quer dizer um conflito entre madeira yin e metal yin.

Exemplo 2: Ramo (Animal) com mais de um elemento

Neste exemplo, existem dois conflitos, o principal: Agua Yang x Fogo Yang e o secundário: Madeira Yang x Metal Yang.

Como interpretar os conflitos

Agora, para interpretar os conflitos, precisamos ter um entendimento básico da estrutura BaZi de uma pessoa e isso inclui, entre outras informações, os relacionamento dos elementos na sua estrutura: cada elemento pode representar produção, riqueza, poder, sustentação e paralela; e eles são divididos como deuses (elementos) úteis e prejudiciais. Também a localização dos elementos em conflito na estrutura principal, e se estes conflitos são internos ou externos.

Vamos continuar com o exemplo 1 acima e usar um mapa como exemplo que inclui a estrutura, pilar de sorte, pilar do ano, e o pilar do mês de março.


Este é um mapa forte quase equilibrado de uma mulher que tem Madeira Yi como o “Eu” e os elementos positivos são metal e terra. Os elementos de agua, madeira e fogo têm efeitos negativos.

CONFLITOS

Interno (Dentro da Estrutura)

Entre o Pilar do Dia e o Pilar do Mês de nascimento, temos um conflito interno entre a Madeira Yin do Coelho que representa a pessoa deste mapa e o Metal Yin do Galo que representa o poder desta pessoa. Quando o conflito está localizado dentro da estrutura significa que é a parte da vida da pessoa. Também o conflito acontece no pilar do mês que representa superiores na vida ou os pais. Neste caso, essa pessoa sempre teve um relacionamento conflituoso com a mãe, mesmo que existe muito respeito à mãe. E assim como metal ‘ganha’ na batalha com madeira, a mãe tem a tendência de ter mais poder e ‘ganhar’ nestes momentos.

Externo (Entre a Estrutura e/ou os Pilares de Sorte, Ano, Mês)

O conflito externo é diferente do conflito interno em que o interno é parte da vida da pesso; um tipo de questionamento na vida, mas o conflito externo aparece como ataque de inesperado.

Aqui encontramos dois conflitos externos:

a) Entre o os ramos Pilar da Hora (estrutura) e o Pilar de Sorte: mais uma vez temos madeira yin que enfrenta metal yin, e esse conflito começou em 2014 e termina em 2023, ou seja, sabemos quando e por quanto tempo pode durar este conflito.

b) Entre os ramos do Pilar do Mês na estrutura e o mês de Março: muitas vezes os meses passam tão rápido que a pessoa mal percebe conflitos ou quaisquer outras combinações no mapa. Mas como o mês se divide em dois elementos (Terra Yin e Madeira Yin), essa pessoa provavelmente sentirá esse conflito.

Não podemos esquecer ou ignorar o fato de que metal é um elemento favorável para esta pessoa. Então, quando metal ganha sobre madeira, e o momento termine de forma negativa, ainda existe uma probabilidade que a situação terá um final mais positivo em alguma parte da sua vida.

Interpretei o conflito de forma certa?

É muito fácil usar informações baseadas em situações já vividas para interpretar um mapa. O que torna natural fazermos este tipo de leitura, já que é uma ferramenta de aprendizagem. O momento de crescimento na leitura de um mapa ocorre quando fazemos uma leitura para alguém e falamos sobre a probabilidade de um acontecimento futuro. No caso acima, existem mais opções de interpretações: metal para esta pessoa como Poder poderia representar o marido dela. Porém, ela não está casada e nem está saindo com alguém no momento.

O Pilar do Mês da Estrutura também poderia significar superiores, mas ela trabalha por conta própria. Então a possibilidade que ela terá um conflito em Março com a mãe – algo que acontece regularmente na vida dela – se torna mais provável.

Conclusão

Errei? Vamos ver, mas não se esqueça de que o acerto é só uma parte disso tudo. Por outro lado, se juntarmos as experiências de vida com os conhecimentos adquiridos sobre conflitos, teremos uma grande ferramenta para as interpretações do mapa – logo, poder-se-á obter também uma habilidade em lidar com os acontecimentos da melhor forma.

Afinal de contas, é importante perceber que tudo mundo tem conflitos – conflitos que não são necessariamente o fim do mundo – mas necessários no caminho da busca pela consciência e desenvolvimento pessoal. BaZi é uma ferramenta que prevê esses possíveis momentos desafiadores e ensina como diminuir a força do conflito.

Como consultores, temos oportunidades de ouvir, falar, aconselhar clientes e aprender como procurar mais equilíbrio na vida como um todo. É isso que fazemos e é isso que é a benção da vida.

Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags
bottom of page