top of page

BLOG

Como é o ano novo chinês na China?


O Ano novo chinês é a grande festa popular na china. Nos 15 dias de festa, acontece um grande movimento populacional das capitais para o interior do país. Nesses dias de união familiar há a atenção ao desapego do velho, agradecimento pelo ano que passou e também desejos para um novo ano promissor.


Para se preparar para o Ano Novo as pessoas limpam as casas, pagam o que devem , se arrumam, e como no ocidente, compram roupas novas e decoram suas casas para receber essa energia de renovação. A principal cor usada nas comemorações é o vermelho, símbolo de abundância e fartura.


A véspera de Ano Novo e Dia de Ano Novo Chinês, são comemorados em família, um momento de reencontro e de agradecimento. A celebração é tradicionalmente uma cerimónia religiosa dada em honra do Céu e da Terra, os deuses da família e os antepassados. Parentes falecidos são lembrados com muito respeito, porque eles foram responsáveis ​​por lançar as bases para a fortuna e glória da família. Os espíritos dos ancestrais, juntamente com os vivos, celebram o início do Ano Novo como uma grande comunidade.

Celebrações dos 15 dias do Ano Novo Chinês 2015


  • No 1º dia do Ano Novo Lunar dá-se “o acolhimento dos deuses dos céus e da terra.” As pessoas abstêm-se de comer carne no primeiro dia do novo ano, pois acredita-se que isso irá garantir uma vida longa e feliz.


  • No 2º dia, os chineses rezam para seus antepassados, bem como a todos os deuses. Acredita-se que o segundo dia é o aniversário de todos os cães.


  • O 3º e 4º dias são para os filhos prestarem homenagens a seus pais.


  • O 5º dia é chamado Po Woo. Neste dia as pessoas ficam em casa para acolher o Deus da Riqueza. Ninguém visita familiares e amigos no quinto dia, porque ele vai trazer a ambas as partes, má sorte.


  • Do 6º ao 10 º dia, os chineses visitam os parentes e amigos livremente. Visitam, ainda, os templos para rezar por boa sorte e saúde.


  • O 7º dia do Ano Novo chinês 2015 é o dia para os agricultores mostrarem os seus produtos. Estes agricultores fazer uma bebida a partir de sete tipos de vegetais para celebrar a ocasião. O sétimo dia é considerado o aniversário de seres humanos. Macarrão é consumido para promover a longevidade e peixe cru para o sucesso.


  • No 8º dia o povo Fujian tem outro jantar, reagrupamento familiar e à meia-noite oram para Tian Gong, o Deus do céu.


  • O 9º dia é para fazer oferendas ao Imperador de Jade.


  • Do 10º para o 12 º dia convidam-se amigos e parentes para o jantar. Depois de tanto alimento rico, no dia 13 come-se apenas mingau de arroz simples e mostarda (soma choi) para limpar o sistema.


  • O dia 14 é para os preparativos do Festival da Lanterna, que será realizado na noite do 15º dia.


  • No 15º dia do ano novo chinês 2015 realiza-se, então, o chamado Festival da Lanterna, que é comemorado à noite. Como o nome indica as lanternas são o ponto principal deste festival, onde crianças carregam lanternas em desfile.

Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags
bottom of page