SOBRE

O que é Tai Qi Convergence?

 

 

 

O nome deste projeto vem do Hexagrama 11  “Tai” do I Ching o mais antigo texto de sabedoria chinesa:

 

“A palavra chinesa Tai tem um significado extremamente auspicioso, pois denota um perfeito equilíbrio  entre céu e terra. A natureza da Paz decorre do profundo acasalamento dos polos opostos, a partir do  qual todas as potencialidades latentes se realizam.”  (p. 84, I Ching O livro das Mutações, Sua Dinâmica Energética; Alayde Mutzenbecher; Edição 2010, Gryphus Editora). A palavra Qi (Tchi) significa energia.

A nós, seres humanos, foi dada a oportunidade de estar no lugar certo, entre o céu e a terra, em busca da união perfeita entre estabilidade e harmonia. Pela nossa natureza de pensar e escolher, temos momentos yin, ou seja, momentos quando estamos mais passivos, quietos, mais abertos a receber; e os momentos yang, momentos quando estamos mais ativos, expressivos, mais expansivos. Esses momentos aparecem como movimentos opostos mas na realidade se conectam e complementam-se e contudo desafiam-nos estabelecer equilíbrio num mundo onde equilíbrio um dia é moda e em outro dia cai de moda, e todos os dias oferecem oportunidades de aprendizagem e experiências. De perto, equilíbrio é individual, mas sob uma perspectiva mais ampla, cada um vira apenas uma parte do equilíbrio.

 

São nossos esforços diretos e indiretos, externos e internos, e a forma como nos conectamos uns aos outros que constroem os caminhos para a convergência da vida.    

 

Este projeto é uma busca de equilíbrio, dentro de nós e entre nós, entre o céu e a terra.