top of page

BLOG

Conselho de um Excelente Acupunturista: Cada Caso é um Caso

Para as pessoas que estavam viajando para fora do planeta, os Jogos Olímpicos começaram esse último fim de semana. Aqui no Brasil, o pais anfitrião, tudo se conecta aos Jogos Olímpicos, até mesmo a medicina chinesa entrou na conversa. Ao assistir as equipes de natação dos EUA, vimos marcas redondas e vermelhas nas costas, inclusive no Michael Phelps. Essas marcas vem da prática da medicina chinesa chamada ventosa, usada para aliviar as dores. Aliviar dor é um dos principais razões para que pessoas optam por tratamentos da medicina chinesa, e então é importante que o acupunturista fique atualizada nessa área.

Recentemente, em São Paulo, eu participei de um seminário sobre dor apresentado pelo médico chinês, Dr. Du Wei. O primeiro dia foi teórico – como a dor relaciona com síndromes e os órgãos principais do corpo do ponto de vista da medicina chinesa. No segundo dia, ele apresentou casos e a forma de tratar os pacientes. Um caso foi de um paciente com dor lombar. A solução foi uma sequência de pontos que trabalham os músculos do lado esquerdo das costas. Dr. Du Wei nos perguntou se nós compreendíamos o por que ele só usou agulhas no lado esquerdo. A resposta correta era que o tratamento para os músculos precisava apenas de um lado das costas e não o tratamento típico que incluiu o canal. Depois como um bom professor perguntou se alguém tinha dúvida sobre este caso. Nesse momento alguém lhe perguntou por que ele não usou ponto XX. O médico repetiu que o tratamento foi direcionado ao dor muscular e não de um órgão. Logo depois, outro participante perguntou sobre um outro ponto muito usado na área do lombar. Esta vez, Dr. Du Wei foi até a lousa onde ele tinha escrito algumas informações sobre o caso e bateu na lousa assim chamando a atenção de todos – e pela terceira vez falou que o caso apresentou dor muscular e não problema com um órgão.


As perguntas dos participantes demonstraram como é fácil cair no hábito de usar protocolos como receitas de tratamento. Ele enfatizou que sempre precisamos pensar bem sobre cada caso antes de tratar sintomas que não existam.

Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags
bottom of page