top of page

BLOG

Estar Presente

Um tempinho atrás, assisti num telejornal as reações das pessoas quando o ator Johnny Depp passou em frente a fila que elas estavam e tudo mundo teve o celular na mão para gravar quando ele passava na frente. A jornalista comentou que ela ficou impressionada que apenas uma mulher não tinha nada na mão e que foi ela que parecia participar completamente da vida naquele momento. A autenticidade para ela seria o prazer de viver o momento.


Talvez não seja todo mundo que vive com o celular na mão pronto para gravar qualquer espirro de vida, mas não precisa muito para distrair–se e perder o momento. Esquecemos como viver no presente; ou não aprendemos que estar presente é o que adiciona qualidade às nossas vidas. Sem perceber, o ato de preocupar-se com algo que poderia acontecer ou fica reviver uma oportunidade perdida rouba aos poucos o nosso presente.


Então, quais são os outros benefícios de estar presente? Depois de uma pesquisa, descobrimos que existem várias fontes sobre como e porque a gente deve treinar estar presente, ou seja viver no momento. Vamos começar com a lista pequena sobre os benefícios: menos estresse, melhora a criatividade, aprecia o mundo melhor, e sua capacidade de funcionar em público melhora. Para mais razões veja: 7 Awesome Reasons to Be Present, and How to Do It; e 15 unexpected side-benefits to living in the present moment.


Segue algumas sugestões de como ficar presente:


O Poder Do Agora - Ler o livro de Eckhart Tolle que oferece uns bons conselhos sobre o que é para ficar presente e como meditar. Para pessoas que não querem ler o livro, existem CD’s ou DVD’s dele.


Respire profundamente cinco vezes – esse exercício é fácil, rápido e pode ser feito em qualquer lugar. Respire fundo, concentra em cada respiração: aspirar – escute e senta o ar entrando, enche os pulmões, a diafragma, e expire devagar. Como se sente?


Meditar – comece com 15 minutos no começo do seu dia para meditar. Existem vários livros e sites que podem ajudar com a meditação.



Tai Chi Chuan – Essa opção tem vários benefícios para a saúde física e mental e inclui o ato de ficar presente (veja: Tai Chi Chuan e a Saúde). O praticante de Tai Chi Chuan (TCC) aprende que precisa concentrar em cada movimento e no equilíbrio de yin-yang.

Artigos adicionais:

Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags
bottom of page