top of page

BLOG

Ren Qi – O Porquê de Ler A Arte da Guerra

Considerado um clássico, A Arte da Guerra foi escrito há mais de 2500 anos por Sun Tzu sobre estratégia a ser usada na guerra. Mesmo compacto, é muito abrangente em termos de informação. Hoje em dia, A Arte da Guerra é um recurso em escolas militares, esportes, negócios e círculos políticos. O livro continua como referência porque ele é um exemplo de como usar o Ren Qi (pronunciado tchi), ou seja, a “sorte” do homem que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.

Na metafísica chinesa falamos dos três tipos de sorte: Tian Qi, Di Qi, e Ren Qi. Tian Qi, a sorte do céu trata-se do tempo e ‘momento ideal’, e representa aproximadamente 25% da boa sorte. Di Qi é a sorte da terra sobre estar no lugar ideal e também representa 25% da boa sorte.

Ren Qi que representa 50% da boa sorte do homem vem da sabedoria e da forma em que o homem usa o seu poder e responsabilidade da escolha. Em outras palavras, todo mundo tem mais possibilidades de controlar ou aumentar seu Ren Qi diretamente, e através do Ren Qi ter um efeito no Tian Qi e Di Qi.

Então, A Arte da Guerra reflete o Ren Qi - sabedoria em usar o poder e responsabilidade da escolha – de uma forma tão completa que os conselhos de guerra são traduzidos às outras áreas da vida com sucesso. Numa busca na Internet oferece muitos recursos. O princípio de vencer com o mínimo de conflito é a base do texto – este que demonstra o equilíbrio necessário para se obter sucesso numa guerra.

Segue abaixo alguns conselhos de Sun Tzu de como vencer na guerra comparados com o mundo de negócios. Verifique que os pontos dos dois textos são apenas resumos.

Sites Interessantes (*sites usados como referências neste artigo)

Para Negócios

Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags
bottom of page