BLOG

I Ching - Abrangência - 00 (Fu Xi) / 02 (Rei Wen)


O I Ching, apesar de ser mais conhecido como uma ferramenta de Oráculo, é um profundo tratado filosófico. Entender seus símbolos pode nos aproximar da raíz da filosofia que embasa todas as artes e ferramentas chinesas para nosso bem estar no universo.

Nessa série pretendo mostrar a cada semana um pouquinho de cada um dos hexagramas e como podemos utilizar sua sabedoria ancestral em nosso mundo contemporâneo.

Vou usar a ordem do céu anterior, mas indicarei o número do Hexagrama na sequência mais utilizada, a sequência do Rei Wen.

00/02 - Abrangência

Esse hexagrama é especialíssimo. Além de ser a repetição do trigrama terra, ele é todo Yin, Representa todo o potencial do Yin. É a própria fonte, o vazio que permite que todas as formas se manifestem. A planície fértil onde qualquer cultivo dará frutos.

Pode representar a abertura, a suavidade, a paz, a harmonia, a receptividade extrema, sem julgamentos, o companheirismo, a tolerância, a simplicidade, a equidistância dos seres.

Como analogia, podemos dizer que esse hexagrama é a própria célula tronco, indiferenciada mas que será a gênesis de cada uma das células do corpo, nela está contida, toda a energia, o futuro do ser.

Por outro lado pode representar a escassez de energia, o auge do inverno, a falta de iniciativa, a ambiguidade, alerta para o seguidor cego que não questiona seu próprio princípio interior para encontrar seus valores primordiais.

#IChing #Kun #Hexagrama

Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags