top of page

BLOG

Tai Chi Chuan e a Saúde – a Maior Prosperidade

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido. " Dalai Lama

A tendência da vida é direcionar as prioridades pelo caminho mais direto, ou seja, ganhar muito dinheiro rápido, e laaaaá na periferia de nossas exigências do dia-a-dia, sabemos da importância de uma vida saudável. Claro, ninguém nega a importância da saúde; até a propaganda adora mostrar jovens correndo, suando e conquistando tudo pela vida acelerada. Porém, não é suficiente. A meta de todos é viver uma vida longa com saúde – queremos equilíbrio. Irônico, né? E nas palavras do Dalai Lama, acabamos por não viver nem no presente nem no futuro.

O cenário é repetido no mundo de metafísica chinesa, muitos usam Feng Shui, BaZi, ou Zi Wei Dou Shu, entre outros estudos, para aumentar a prosperidade financeira e demoram entender que a saúde é uma prosperidade pelo investimento na vida: equilíbrio físico, mental e espiritual durante o curto e longo prazos da vida. Alguns exercícios ajudam com a queima de calorias de forma rápida, tipo correr, boxe, ou zumba, porém, são exercícios difíceis de manter com a idade. Então ao lado destes tipos de exercícios, precisamos desenvolver aqueles que podemos manter durante toda a vida, como caminhar, natação ou Tai Chi Chuan. É o último que é o foco aqui.

Não somente com a prática física, o Tai Chi Chuan é muito bom para o equilíbrio mental e espiritual. Existem pelo menos 5 estilos tradicionais que continuam com a cabeça da família que desenvolveu o seu estilo: Wu (Ma Hailong); Wu Hao (Wu Wenhan); Yang (Yang Zhenduo no foto mas hoje-em dia é o neto, Yang Jun, que tomou a frente); Chen (Chen Zhenglei); e Sun (Sun Yongtian).

Os Clássicos do Tai Chi Chuan dizem:

Vencer o movimento através da quietude.

Vencer a dureza através da suavidade.

Vencer o rápido através do lento.

10 Princípios Essenciais da Família Yang(*) e os Princípios de Família Chen(+)

*Tenha energia leve e sensível no topo da cabeça;

+Manter a cabeça ereta;

+Afundar a energia até o dantian;

+A energia interna viaja um caminho em espiral;

*Afundar o peito e arredondar as costas;

+A curva torácica para o interior e da cintura pressionado para a frente;

*+Afundar os ombros e cotovelos;

+A forma exterior é curvo;

*Relaxar a cintura;

+A cintura é um eixo;

+Relaxar o quadril e manter os joelhos levemente dobrados;

*Usar a mente e não a força;

+Manter a mente pura e clara;

*+Coordenar o superior e o inferior;

+O corpo leva a mão

*Manter harmonia entre o interno e o externo;

*Discernir cheio e vazio;

+Ajustar a dureza e suavidade;

*Importância da continuidade;

*Manter a tranqüilidade no movimento

+Alternar o rápido e o lento.

Na China o Tai Chi Chuan é praticado em parques e praças. Ensinado em escolas e universidades. Assim como aqui no Brasil o futebol é popular, na China as artes marciais são populares.

.

A faixa etária para prática do Tai Chi vai dos 5 aos muitos e muitos anos....

O praticante adapta a prática da forma de acordo com suas condições físicas.

Nosso corpo tem uma capacidade muito grande de se auto-regular. Porém, dificultamos muito esse processo com emoções negativas, stress e má alimentação. Durante a prática do Tai Chi mantemos a mente e o corpo em um estado que facilita o processo de auto-equilíbrio.

A atividade lenta, suave, centrada faz com que olhemos para dentro e assim trabalhar nossos conflitos, traumas, tristezas e mágoas. Desintoxica o corpo, diminui a ansiedade, restabelece o físico e equilibra o mental e o emocional. A percepção é algo difícil de desenvolver e, portanto precisa ser exercitada. A repetição dos movimentos nos dá a consciência. Quanto mais a gente se conhece mais fácil fica para conhecer os outros.

Com a prática regular, aos poucos adquirimos o hábito de manter uma respiração abdominal profunda e suave. A respiração profunda melhora as trocas gasosas e auxilia na eliminação de toxinas do corpo, beneficiando todos os sistemas orgânicos.

Ciência e Tai Chi Chuan

Nas últimas décadas o interesse no Tai Chi Chuan pela comunidade médica e científca vem aumentando. Como resultado estão surgindo diversos trabalhos e pesquisas científicas relacionadas com o Tai Chi Chuan. Exemplos são o livro, Taijiquan – The Art of Nurturing, The Science of Power de Dr. Yang Yang da University of Illinois; e o Livro, The Harvard Medical School Guide to Tai Chi – 12 Weeks to a Healthy Body, Strong Heart & Sharp Mind de Peter M. Wayne, Ph.D. with Mark L. Fuerst.

Como é a prática

Uma aula normalmente está dividia em duas partes: Chi Kung e Forma. Aulas também podem incluir Tue Shou, o treina a duas pessoas, e com armas para praticantes avançados.

Chi Kung

O Chi Kung é uma arte que consiste de exercícios físicos, associados a respiração, que visam fortalecer o corpo, desenvolver a respiração, acalmar a mente e cultivar a energia vital.

A Forma

A forma de mãos livres do estilo Yang Tradicional, chamada de Forma Longa, possue 103 movimentos. A forma leva cerca de 25 minutos para ser feita.

Tue Shou

Tue Shou significa “empurrar de mãos”. São exercícios feitos a dois. Uma das principais práticas no Tai Chi Chuan para o aprendizado do aspecto marcial e das técnicas de defesa pessoal.

Formas com Armas

O Tai Chi Chuan também se pratica com armas. As armas utilizadas variam entre os diferentes estilos. No estilo Yang utiliza-se a Espada e o Sabre.

Tai Chi Chuan é uma prática para o resto da vida. Na maioria das atividades físicas, quando a pessoa vai envelhecendo, vai perdendo a capacidade de praticar de forma eficiente a atividade. Mas no Tai Chi é o contrário, quanto mais tempo de prática, melhor e mais prazerosa é a mesma.

Pode encontrar maiores informações sobre aulas de Familia Yang Tai Chi Chuan, no site de www.sbtcc.org.br

Referências

  • Apresentação de Julia F. Taguchi, Professora de Estilo Yang Tai Chi Chuan desde 2001 e Rodrigo Rizzi, formado em Educação Física e Tai Chi Chuan

  • Universo do Tai Chi Chuan – Prof. Roque Enrique Severino

  • Tai Chi Chuan Saúde e Equilíbrio – Fernando de Lazzarri

  • O Livro Completo do Tai Chi Chuan – Wong Kiew Kit

  • www.sbtcc.org.br

  • www.yangfamilytaichi.com

Em Destaque
Novidades
Arquivos
Tags
bottom of page