Tai Chi Chuan e a Saúde – a Maior Prosperidade
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido. " Dalai Lama
A tendência da vida é direcionar as prioridades pelo caminho mais direto, ou seja, ganhar muito dinheiro rápido, e laaaaá na periferia de nossas exigências do dia-a-dia, sabemos da importância de uma vida saudável. Claro, ninguém nega a importância da saúde; até a propaganda adora mostrar jovens correndo, suando e conquistando tudo pela vida acelerada. Porém, não é suficiente. A meta de todos é viver uma vida longa com saúde – queremos equilíbrio. Irônico, né? E nas palavras do Dalai Lama, acabamos por não viver nem no presente nem no futuro.
O cenário é repetido no mundo de metafísica chinesa, muitos usam Feng Shui, BaZi, ou Zi Wei Dou Shu, entre outros estudos, para aumentar a prosperidade financeira e demoram entender que a saúde é uma prosperidade pelo investimento na vida: equilíbrio físico, mental e espiritual durante o curto e longo prazos da vida. Alguns exercícios ajudam com a queima de calorias de forma rápida, tipo correr, boxe, ou zumba, porém, são exercícios difíceis de manter com a idade. Então ao lado destes tipos de exercícios, precisamos desenvolver aqueles que podemos manter durante toda a vida, como caminhar, natação ou Tai Chi Chuan. É o último que é o foco aqui.
Não somente com a prática física, o Tai Chi Chuan é muito bom para o equilíbrio mental e espiritual. Existem pelo menos 5 estilos tradicionais que continuam com a cabeça da família que desenvolveu o seu estilo: Wu (Ma Hailong); Wu Hao (Wu Wenhan); Yang (Yang Zhenduo no foto mas hoje-em dia é o neto, Yang Jun, que tomou a frente); Chen (Chen Zhenglei); e Sun (Sun Yongtian).
Os Clássicos do Tai Chi Chuan dizem:
Vencer o movimento através da quietude.
Vencer a dureza através da suavidade.
Vencer o rápido através do lento.
10 Princípios Essenciais da Família Yang(*) e os Princípios de Família Chen(+)
*Tenha energia leve e sensível no topo da cabeça;
+Manter a cabeça ereta;
+Afundar a energia até o dantian;
+A energia interna viaja um caminho em espiral;
*Afundar o peito e arredondar as costas;
+A curva torácica para o interior e da cintura pressionado para a frente;
*+Afundar os ombros e cotovelos;
+A forma exterior é curvo;
*Relaxar a cintura;
+A cintura é um eixo;
+Relaxar o quadril e manter os joelhos levemente dobrados;
*Usar a mente e não a força;
+Manter a mente pura e clara;
*+Coordenar o superior e o inferior;
+O corpo leva a mão
*Manter harmonia entre o interno e o externo;
*Discernir cheio e vazio;
+Ajustar a dureza e suavidade;
*Importância da continuidade;
*Manter a tranqüilidade no movimento
+Alternar o rápido e o lento.
Na China o Tai Chi Chuan é praticado em parques e praças. Ensinado em escolas e universidades. Assim como aqui no Brasil o futebol é popular, na China as artes marciais são populares.
.
A faixa etária para prática do Tai Chi vai dos 5 aos muitos e muitos anos....
O praticante adapta a prática da forma de acordo com suas condições físicas.
Nosso corpo tem uma capacidade muito grande de se auto-regular. Porém, dificultamos muito esse processo com emoções negativas, stress e má alimentação. Durante a prática do Tai Chi mantemos a mente e o corpo em um estado que facilita o processo de auto-equilíbrio.
A atividade lenta, suave, centrada faz com que olhemos para dentro e assim trabalhar nossos conflitos, traumas, tristezas e mágoas. Desintoxica o corpo, diminui a ansiedade, restabelece o físico e equilibra o mental e o emocional. A percepção é algo difícil de desenvolver e, portanto precisa ser exercitada. A repetição dos movimentos nos dá a consciência. Quanto mais a gente se conhece mais fácil fica para conhecer os outros.
Com a prática regular, aos poucos adquirimos o hábito de manter uma respiração abdominal profunda e suave. A respiração profunda melhora as trocas gasosas e auxilia na eliminação de toxinas do corpo, beneficiando todos os sistemas orgânicos.
Ciência e Tai Chi Chuan
Nas últimas décadas o interesse no Tai Chi Chuan pela comunidade médica e científca vem aumentando. Como resultado estão surgindo diversos trabalhos e pesquisas científicas relacionadas com o Tai Chi Chuan. Exemplos são o livro, Taijiquan – The Art of Nurturing, The Science of Power de Dr. Yang Yang da University of Illinois; e o Livro, The Harvard Medical School Guide to Tai Chi – 12 Weeks to a Healthy Body, Strong Heart & Sharp Mind de Peter M. Wayne, Ph.D. with Mark L. Fuerst.
Como é a prática
Uma aula normalmente está dividia em duas partes: Chi Kung e Forma. Aulas também podem incluir Tue Shou, o treina a duas pessoas, e com armas para praticantes avançados.
Chi Kung
O Chi Kung é uma arte que consiste de exercícios físicos, associados a respiração, que visam fortalecer o corpo, desenvolver a respiração, acalmar a mente e cultivar a energia vital.
A Forma
A forma de mãos livres do estilo Yang Tradicional, chamada de Forma Longa, possue 103 movimentos. A forma leva cerca de 25 minutos para ser feita.
Tue Shou
Tue Shou significa “empurrar de mãos”. São exercícios feitos a dois. Uma das principais práticas no Tai Chi Chuan para o aprendizado do aspecto marcial e das técnicas de defesa pessoal.
Formas com Armas
O Tai Chi Chuan também se pratica com armas. As armas utilizadas variam entre os diferentes estilos. No estilo Yang utiliza-se a Espada e o Sabre.
Tai Chi Chuan é uma prática para o resto da vida. Na maioria das atividades físicas, quando a pessoa vai envelhecendo, vai perdendo a capacidade de praticar de forma eficiente a atividade. Mas no Tai Chi é o contrário, quanto mais tempo de prática, melhor e mais prazerosa é a mesma.
Pode encontrar maiores informações sobre aulas de Familia Yang Tai Chi Chuan, no site de www.sbtcc.org.br
Referências
Apresentação de Julia F. Taguchi, Professora de Estilo Yang Tai Chi Chuan desde 2001 e Rodrigo Rizzi, formado em Educação Física e Tai Chi Chuan
Universo do Tai Chi Chuan – Prof. Roque Enrique Severino
Tai Chi Chuan Saúde e Equilíbrio – Fernando de Lazzarri
O Livro Completo do Tai Chi Chuan – Wong Kiew Kit
www.sbtcc.org.br
www.yangfamilytaichi.com